O sistema de corte automático foi desenvolvido pela empresa Maskin Industrial, para realizar o corte automaticamente de todas as partes da ave. Resumidamente, a função deste equipamento é receber a ave inteira e cortá-la em partes. Para isso, são incorporados módulos a estrutura principal para a realização do corte.
Construído em aço inox, com alta qualidade e precisão, o corte automático pode ser composto de 10 ou mais módulos de corte, adaptando-se a necessidade de cada cliente. O equipamento pode ser fabricado em duas configurações de layout, Standart ou Modular, com finalidade de viabilizar e customizar o layout da sala de cortes. Para entendermos o funcionamento do equipamento, antes é necessário entender o sistema de movimentação da ave. Este que funciona da seguinte maneira: a estrutura principal é alocada em um sistema fechado com trilhos, onde é instalado em seu entorno um conjunto motorizado com corrente e ganchos, conhecido como nória, fazendo com que os ganchos fiquem executando voltas na máquina e consequentemente passando pelos módulos que fazem o corte.
No equipamento pode-se conter os seguintes módulos de cortes: sambiquira, ponta da asa, meio da asa, asa inteira, peito, dorso, anatômico, separador de coxa e sobrecoxa, módulo movido, desenganchador e viradores.